A CIDADE de Maputo é palco de uma série de actividades artístico-culturais realizadas no quadro da celebração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e do 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana (OMM).
Dentre as várias iniciativas programadas destacam-se exposições de fotografia e artes plásticas, feiras de artesanato, sessões de cinema, conferências e debates sobre o processo de integração da mulher nos vários domínios da sociedade moçambicana.
Estas actividades vão decorrer, simultaneamente, em vários pontos da capital do país.
Com efeito, na manhã de hoje será inaugurada uma exposição fotográfica no bairro da Mafalala, intitulada “Mulher e Empreendedorismo”. As imagens que compõem a mostra foram disponibilizadas pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento.
Na sequência haverá uma conversa entre mulheres singulares da Mafalala, algumas das quais empreendedoras e gestoras de bancos de microcrédito.
Ainda hoje, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, será aberta uma outra exposição fotográfica do artista e pugilista francês Stéphane Bouquet, sobre as praticantes de boxe de Maputo.
Às 19:30 “cairão” as cortinas desta sala para a exibição do filme “Million Dollar Baby”, uma obra cinematográfica do realizador norte-americano Clint Eastwood (2004). Trata-se de um filme que narra uma história de determinação e dedicação de uma pugilista amadora, de 31 anos, lhe permitem realizar os seus sonhos: ser campeão de boxe.
Já amanhã, a Universidade Pedagógica será palco da conferência “Figuras femininas das sociedades matriarcais em Moçambique”. No evento estarão presentes a actriz Lucrécia Paco, o francês Alain Kamal Martial Henry.
A tarde haverá, no “Franco-Moçambicano”, uma outra conferência que vai reflectir sobre a participação das mulheres rurais e urbanas no diálogo político nacional, visando transformar as suas próprias vidas.
E à noite o mesmo espaço vai acolher o filme “My Name is Rose”, que será precedido de um debate sobre a mesma película.
Ainda amanhã, o cinema vai a Mafalala, onde será reproduzida a comédia “Jogue como Beckham” de Gurinder Chadha (2002).
Por seu turno, a Fundação Fernando Leite Couto vai acolher uma conversa com as integrantes da banda “As Marias”, a cantora Mingas e a bailarina e coreógrafa Maria Helena Pinto. No mesmo dia será inaugurada a exposição “Mulheres”, da autoria de Gizela Bambo.
Neste sarau de música, arte e convívio, cujo mote é celebrar a mulher, o tema de diálogo irá girar em torno da representação artística da mulher e suas implicações sociais em diálogo com a contemporaneidade.
Na sexta-feira, o Centro Cultural Franco-Moçambicano acolhe o concerto “Les Bringelles”, que resulta de uma colaboração entre cantoras moçambicanas Rhodalia, Onesia Muholove e Sizaquel e das Ilhas da Reunião.
As actividades encerram no domingo com a Feira da Mulher Empreendedora no bairro da Mafalala.
Sem comentários:
Enviar um comentário