A tempestade "Dudzai" deixa Moçambique fora de perigo. - Ver Moçambique

Aqui você conhece o nosso País dia- pois-dia aqui e com os acontecimentos no Mundo.

Recentes

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

A tempestade "Dudzai" deixa Moçambique fora de perigo.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) emitiu um esclarecimento oficial, hoje, para tranquilizar a população e desmentir informações falsas que circulam nas redes sociais.

Os boatos indicavam que a cidade de Maputo estaria sob "Alerta Vermelho" devido à aproximação iminente de um ciclone tropical intenso.

Embora o sistema tropical denominado DUDZAI tenha sido de facto formado na Bacia do Sudoeste do Oceano Índico, o INAM esclarece que o fenómeno não constitui perigo para o Canal de Moçambique ou para a parte continental do país.



Actualmente, o centro do ciclone localiza-se sobre as águas do alto mar, a aproximadamente 3 mil quilómetros de distância da costa leste das Ilhas Maurícias. Esta distância coloca Moçambique fora de qualquer raio de influência direta do sistema nos próximos dias.

O comunicado n.º 001/INAM-SCPM/09/2026 sublinha que a informação sobre o suposto alerta em Maputo para os dias 15 e 16 de Janeiro não foi emitida pelas autoridades competentes. O INAM apela aos cidadãos para que não partilhem dados não confirmados que possam gerar pânico desnecessário.

A autoridade meteorológica nacional assegura que continua a acompanhar a evolução deste e de outros sistemas no Índico. A recomendação oficial é que a população acompanhe as actualizações meteorológicas e os avisos difundidos exclusivamente pelos canais oficiais das autoridades nacionais.

Sem comentários: